AND – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS


A AND - Associação Nacional de Designers é uma associação profissional sem fins lucrativos que foi fundada em 2003 com a missão de defender e de promover a cultura do design em Portugal e no estrangeiro, apoiando todos os seus profissionais qualificados, detentores de comprovada habilitação superior na disciplina, ora por licenciatura, mestrado ou doutoramento nos seus diferentes ramos de atividades sociais, culturais e económicos.

Tem atualmente a sua sede em Faro e mais duas delegações, uma na região do Porto e outra na região de Lisboa. Conta com perto de três centenas de associados efetivos e no capítulo da comunicação presta serviços informativos diários através do seu site e redes sociais, meios através dos quais chega a mais de 25 mil pessoas.

A AND tem como seu presidente em funções o designer e professor António Lacerda, doutorado em design pela Universidade Técnica de Lisboa e com uma equipa diversificada de designers devidamente qualificados nas diferentes áreas do design (ambientes, industrial/produto, moda, comunicação, etc.).

A associação tem vindo a desenvolver um papel importante na promoção e defesa do design e dos designers a nível nacional e internacional. Um dos pontos fundamentais na agenda da associação é o da regulamentação da profissão e o facto de em 2007 os designers nacionais terem obtido o direito a um código de atividade profissional é um dos muitos objectivos que foram alcançados neste seu percurso.

Em 2014 a associação tornou-se membro oficial do ICSID – International Council of Societies of Industrial Design, reforçando assim a sua missão em prol da defesa e promoção da cultural do design no nosso País e desenvolveu parcerias institucionais com duas das mais importantes instituições europeias, o iF International Forum Design e o Red Dot, que organizam os mais prestigiados prémios mundiais de design. No campo institucional mantém estreitas relações o Design Council, a ADI - Associazione per il Disegno Industriale entre outras associações e instituições ligadas ao design.

Desde o ano em que foi fundada, a Associação Nacional de Designers tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas e de eventos com o desígnio de promover uma efectiva cultura do design em Portugal. Destacam-se a programação anual de eventos dos quais se salienta o Algarve Design Meeting e o Gaia Design Meeting | Indústria. No contexto de eventos ligados ao design a associação tem marcado presença em iniciativas como o BIVAR – Arte, Design e Cultura, Marinha Grande Design Center ou o LX Design Show.

Dos muitos projetos que tem desenvolvido, destacamos o Estudo do Design em Portugal – projeto de investigação que está a ser desenvolvido em parceria com o CIEO – Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações da Universidade do Algarve e essencial para aferição da importância e relevância do design no nosso País.

Outras ações de carácter pedagógico e cultural tem sido tomadas em consideração pela associação e isso fica patente nas variadas participações em eventos promovidos por qualificadas instituições de ensino superior ou em ações programadas por empresas e indústrias nacionais.

Neste último capítulo salienta-se o papel fundamental que a associação tem desenvolvido na regulamentação e certificação de concursos nacionais de design promovidos por empresas públicas e privadas, entre os quais destacamos os Prémios GALP Energia e o Prémio ERSAR.

Mais informações em:
FACEBOOK.COM/ANDESIGNERSNEWS