Exposição Paulo Parra - Design Essencial

+ recentes

13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING

2024-03-15 22:57:07

DE 20 A 25 DE MAIO, FARO PREPARA-SE PARA SE TORNAR NA CAPITAL DO DESIGN AO RECEBER A 13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING.

 

Protocolo entre o Instituto Superior de Gestão e a AND

2022-05-31 09:48:33

 

No âmbito do Protocolo existente entre o Instituto Superior de Gestão e a AND, os nossos associados (extensível...

11ª Edição do Algarve Design Meeting

2022-05-18 22:45:00

FARO RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING DE 23 A 28 DE MAIO O ALGARVE VOLTA A ESTAR NA MONTRA DO MELHOR DESIGN

Paulo Parra tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas do Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.

A exposição, organizada pela Oficina Cultural, é inaugurada a 26 de outubro 17h no Centro Académico do IPVC.

Quem é Paulo Parra?
Paulo Parra tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.

Os seus projetos receberam distinções nacionais e internacionais em Inovação e Design de empresas portuguesas como a Vista Alegre (1987), a Oliva (1988) e a Sonae (1988), e a japonesa Sony (1989), a italiana Arflex (1993) e a coreana LG Electronics (1999). Foram-lhe atribuídas ainda distinções nas bienais Design for Europe (1990 e 1992, Bélgica), Design Festival Osaka (1995, Japão) e na Feira de Hanover (1998, Alemanha), onde foi premiado com o Best of IF — INDUSTRIE FORUM HANNOVER, uma das mais prestigiadas distinções mundiais em design.

Designer convidado do escritório NCS / Neumeister Design, foi fundador do Grupo ExMachina e da Paulo Parra Design. Consultor de Design e Sustentabilidade no INETI, INEGI e SusDesign, coordenou equipas que desenvolveram Design Estratégico e Produto Industrial para as empresas Vista Alegre, Silampos, MVP, Zenite, Icel, Herdmar, SPAL, Leitão & Irmão, NEXX, Temahome e Iduna. Projetou o suporte de barricas para a Adega Mayor, edifício concebido pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e foi designer convidado no “Art on Chairs” no qual projetou uma cadeira para o Presidente da Comissão Europeia.

Na qualidade de Professor, foi Diretor do Departamento de Design de Equipamento da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Design e é atualmente Professor Associado Agregado. Foi ainda Coordenador das áreas de Design na Universidade de Évora, ESAD de Matosinhos e IADE de Lisboa.

Como investigador Paulo Parra publicou regularmente livros e artigos desde 1988, e constituiu uma Coleção de Design intitulada “Ícones e Clássicos do Design”, com mais de 3000 objetos de design internacional e 500 de design português. Instalou e dirigiu ainda o Museu do Design de Évora, MADE - Coleção Paulo Parra.

O seu trabalho foi exposto em vários países da Europa, Ásia e América e esteve representado na EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE SARAGOÇA (2008, Espanha), por convite oficial do Pavilhão de Portugal.

 

In: http://www.ipvc.pt/exposicao-paulo-parra-17-18