DESIGN SHANGHAI 2016 - COLETIVO PORTUGUÊS DESIGN

+ recentes

13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING

2024-03-15 22:57:07

DE 20 A 25 DE MAIO, FARO PREPARA-SE PARA SE TORNAR NA CAPITAL DO DESIGN AO RECEBER A 13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING.

 

Protocolo entre o Instituto Superior de Gestão e a AND

2022-05-31 09:48:33

 

No âmbito do Protocolo existente entre o Instituto Superior de Gestão e a AND, os nossos associados (extensível...

11ª Edição do Algarve Design Meeting

2022-05-18 22:45:00

FARO RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING DE 23 A 28 DE MAIO O ALGARVE VOLTA A ESTAR NA MONTRA DO MELHOR DESIGN

Português Design é o nome do primeiro coletivo de ‘designers’ nacional nascido em janeiro em Gaia e que se apresentou na DesignShanghai 2016  com peças irreverentes e inspiradas no Douro.

“Levamos materias primas que não existem na China como a cortiça, peças de olaria, técnicas de carpintaria e azulejo”, explicou à Lusa a ‘designer’ Salete Pexinho, mentora do projeto que levou com ela mais três profissionais à feira “Design Shanghai 2016”.

O coletivo foi criado em janeiro em Gaia e nasceu da vontade de Salete Peixinho de juntar num só espaço o ‘design’ português, feito em Portugal e com materiais nobres nacionais.

“Percebi que o ‘design’ português tem muita recetividade, especialmente quando usa materiais nobres portugueses como a cortiça”, destacou a responsável que levou a Xangai um “’kit’ de hotel” composto por quatro peças inspiradas no Douro, nas suas escarpas e encostas.

Os próprios nomes das peças – Beatrice, Smile, Antónia – remontam às origens de algumas marcas do vinho do Porto e levam a Xangai “a irreverência e vontade de apostar no que é português e especialmente no que é do Porto”.

“O ‘design’ português não deve ser minimal, deve mostrar a nossa história e cultura”, defende a promotora do Português Design para quem é através dessa aposta nas raízes e tradições que, juntamente com as matérias-primas singulares, o produto ganha valor acrescentado, se diferencia e se destaca dos restantes no mundo.

Este que é considerado “o principal evento internacional de ‘design’ da Ásia, contou com a presença das melhores marcas de design de todo o mundo” e excedeu todas as expectativas, quer pelo número de participantes quer pelo número de de visitantes.

A edição de 2017 já está a ser preparada, e o colectivo Português Design já tem presença confirmada.

Para solicitar  informações sobre como poderá participar na edição de 2017 envie um email para: info@portuguesdesign.com