DESIGN SHANGHAI 2016 - COLETIVO PORTUGUÊS DESIGN

+ recentes

Segundo Congreso de diseño gráfico. Diseño y sociedad sostenible

2018-02-06 12:10:04

Mais um congresso com o apoio institucional da AND - Associação Nacional de Designers. 

ICMD - International Conference on Marketing and Design

2018-01-30 14:56:52

ABERTA A SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 15 de Março

Designers e Marketeers, a ICMD 2018, International Conference on Marketing and Design abriu o período para submissão de artigos. Esta conferência irá...

5ª Edição do Verallia Design Awards

2018-01-17 10:24:06

 

oportunidade de participar neste Concurso permite aos alunos um contacto real com o mundo profissional, fornecendo ferramentas úteis e a possibilidade de conhecer diversos profissionais e...

Português Design é o nome do primeiro coletivo de ‘designers’ nacional nascido em janeiro em Gaia e que se apresentou na DesignShanghai 2016  com peças irreverentes e inspiradas no Douro.

“Levamos materias primas que não existem na China como a cortiça, peças de olaria, técnicas de carpintaria e azulejo”, explicou à Lusa a ‘designer’ Salete Pexinho, mentora do projeto que levou com ela mais três profissionais à feira “Design Shanghai 2016”.

O coletivo foi criado em janeiro em Gaia e nasceu da vontade de Salete Peixinho de juntar num só espaço o ‘design’ português, feito em Portugal e com materiais nobres nacionais.

“Percebi que o ‘design’ português tem muita recetividade, especialmente quando usa materiais nobres portugueses como a cortiça”, destacou a responsável que levou a Xangai um “’kit’ de hotel” composto por quatro peças inspiradas no Douro, nas suas escarpas e encostas.

Os próprios nomes das peças – Beatrice, Smile, Antónia – remontam às origens de algumas marcas do vinho do Porto e levam a Xangai “a irreverência e vontade de apostar no que é português e especialmente no que é do Porto”.

“O ‘design’ português não deve ser minimal, deve mostrar a nossa história e cultura”, defende a promotora do Português Design para quem é através dessa aposta nas raízes e tradições que, juntamente com as matérias-primas singulares, o produto ganha valor acrescentado, se diferencia e se destaca dos restantes no mundo.

Este que é considerado “o principal evento internacional de ‘design’ da Ásia, contou com a presença das melhores marcas de design de todo o mundo” e excedeu todas as expectativas, quer pelo número de participantes quer pelo número de de visitantes.

A edição de 2017 já está a ser preparada, e o colectivo Português Design já tem presença confirmada.

Para solicitar  informações sobre como poderá participar na edição de 2017 envie um email para: info@portuguesdesign.com