Brevemente, A 4ª Edição

+ recentes

13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING

2024-03-15 22:57:07

DE 20 A 25 DE MAIO, FARO PREPARA-SE PARA SE TORNAR NA CAPITAL DO DESIGN AO RECEBER A 13ª EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING.

 

Protocolo entre o Instituto Superior de Gestão e a AND

2022-05-31 09:48:33

 

No âmbito do Protocolo existente entre o Instituto Superior de Gestão e a AND, os nossos associados (extensível...

11ª Edição do Algarve Design Meeting

2022-05-18 22:45:00

FARO RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DO ALGARVE DESIGN MEETING DE 23 A 28 DE MAIO O ALGARVE VOLTA A ESTAR NA MONTRA DO MELHOR DESIGN

Este concurso de Design e Multimídia é dirigido às comunidades universitárias dos países de expressão Portuguesa com os objetivos de promoção da Universidade de Coimbra e das entidades proponentes como centros de excelência no estudo, promoção e formação de culturas visuais de forma a atrair novos estudantes para a cidade de Coimbra.

O objetivo primordial deste concurso é antecipar os trabalhos dos alunos das áreas próximas ao design e multimídia ao contato com a sociedade civil, expondo-os e premiando-os por um júri de mérito reconhecido. Em segundo plano, outro dos objetivo deste concurso é demonstrar como realizar um concurso de design claro e sem especular o trabalho do participantes. Desta forma esperamos que se reconheça, antes da graduação, o valor artístico e profissional dos participantes por parte de um reputado júri multidisciplinar.

Não menos importante, a organização deste evento procura informar a comunidade universitária para os perigos do trabalho especulativo e de algumas linhas gerais para a ética dos profissionais de comunicação visual. O seu funcionamento e estrutura inspira-se nas linhas orientadoras das principais associações profissionais do setor.

Nesta nova edição, propomo-nos a superar o sucesso das últimas edições onde obtivemos, em média, mais de 65 trabalhos em inscritos por edição e uma taxa de rejeição acima dos 70%, reflexo de um acréscimo na qualidade e no número de participações. Esperamos que as alterações na orgânica deste concurso, possam alargar ainda mais a diversidade geográfica e conceptual, dos trabalhos inscritos.

brevemente

Os trabalhos submetidos serão pré-selecionados por um comitê de seleção antes de serem avaliados pelo júri. As categorias a concurso são Informação, Livre, Social e Tipografia. O trabalho que melhor refletir o tema “REDES” será distinguido com o prêmio da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Para avaliar e atribuir os prêmios deste concurso contamos com um painel de jurados composto por reconhecidos especialistas na área do design ou da comunicação. Estamos a falar de Alice Geirinhas, ilustradora, cineasta, artista e Professora na Universidade de Coimbra, Clara Almeida Santos, Vice-Reitora para a Cultura e Comunicação na Universidade de Coimbra, Lizá Ramalho, designer do reputado atelier R2 e Professora na Universidade de Coimbra, Luís Moreira, docente no Instituto Politécnico de Tomar, e José Bártolo Professor Coordenador da ESAD de Matosinhos e Professor Convidado na ESAD.CR nas Caldas da Rainha. Acreditamos que a qualidade do Júri desta quarta edição irá certamente atrair um maior número de participações.

Nesta nova edição tomamos também a iniciativa de compilar os trabalhos selecionados no catálogo do concurso, publicado com ISBN, indo de encontro aos ideais do concurso, a valorização dos jovens criativos dos espaços lusófonos.

Acompanhe todo o desenvolvimento deste projeto em www.brevemente.org e https://www.facebook.com/brevemente

Este concurso decorrerá ao longo de três fases:

Até 8 de Abril

Recepção de trabalhos. Inscrição em www.brevemente.org

 

23 de Abril a 8 de Maio

Exposição dos trabalhos selecionados.

Local: Sala do Carvão, Casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra

 

30 de Abril

Mesa Redonda: Da Universidade para o Mercado de Trabalho: Etapas, Desafios e Obstáculos

Oradores Confirmados:

Nuno Coelho (Universidade de Coimbra) e Cátia Costa (Vencedora da 3ª edição do Brevemente).

Entrega e exibição dos Trabalhos Vencedores.

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 

Poderá encontrar diversos materiais gráficos e fotografias dos jurados para a publicação da notícia no seguinte endereço:

http://bit.ly/1haQlgG

 

 

 

Mais informações: http://www.brevemente.org/docs/EPK-Brevemente-4.pdf